falta de dialogo no relacionamento

Falta de diálogo: É o principal problema de casais e relacionamentos

O diálogo é indispensável para a duração e o fortalecimento de qualquer relacionamento. A vida sexual, a admiração pelo parceiro e a liberdade para viver a própria vida também são importantes, mas é a falta de diálogo que costuma distanciar os casais.

Um relacionamento afetivo é uma troca constante de sentimentos, companhia, apoio, sonhos, afeição e, sobretudo, palavras. Se os parceiros não estiverem em sintoma para solucionar problemas conjugais conversando, brigas e discussões podem minar a relação.

O Psicólogo Gabriel Aguilar  recomenda ser honesto e aberto com o parceiro para o bem do relacionamento. Isso significa saber quando é hora de falar e quando é a de ouvir.

O papel da comunicação na vida de um casal

A falta de comunicação gera brigas, falta de respeito e contribui significativamente para que o relacionamento vá ladeira abaixo. O silêncio é outro ponto de atenção: o ato de escutar sem dizer nada abre precedentes e pode indicar descaso, tédio ou indiferença.

Apesar de vivermos em tempos onde faltam horas no dia, não podemos deixar de ter uma boa conversa com quem mais gostamos. O que acontece a seguir é assuntos que vão se acumulando e ficando mal resolvidos e, aos poucos, entramos em um ciclo vicioso negativo. Quanto menos conversamos, mais distantes vamos ficando e a situação só tende a piorar se continuarmos na inércia do silêncio.

Temos sempre que nos lembrar que a partir do momento que começamos um relacionamento, estamos nos envolvendo com uma pessoa diferente de nós. E apesar de existir muita afinidade, é natural que haja ideias, valores e opiniões diferentes das nossas. Esse é um dos principais pontos que tornam o diálogo tão importante (e interessante).

10 Sinais  de que a comunicação no relacionamento está ruin

 

  1. Os amigos sabem sobre um problema no trabalho. Você não.

Ouvir o parceiro falando a alguém sobre certo estresse profissional e você nem imaginar o que se trata é sinal de que a transparência está falhando. Quando a sós, diga que está sempre disponível para acompanhar tanto as boas notícias quanto as dificuldades. Não cobre; mostre-se receptiva.

  1. Falta assunto na hora das refeições

Se as conversas são substituídas pelo smartphone ou pela TV, reaja e faça das refeições momentos para falarem sobre as experiências do dia ou conversarem sobre assuntos agradáveis, o que vai uni-los novamente.

  1. Comprar algo caro sem comentar previamente

 A vontade de adquirir algo por impulso acontece e pode até ser surpresa para o outro. Só que adquirir algo caro – uma joia, laptop ou mesmo um carro – de uma hora para outra costuma impactar na conta bancária e na vida do casal. Falta de dinheiro é um dos motivos que mais provocam divórcios no mundo e, por isso, planejamento financeiro em conjunto precisa fazer parte do dia a dia da relação

  1. Marcar programa para os dois por conta própria

Aceitar convites sem consultar o outro, mesmo se tiver certeza de que a companhia é agradável, é prova de egoísmo que prejudica o bem-estar geral. Faça sempre uma consulta prévia, no mínimo para checar se o par tem planos pessoais para a data.

  1. Falar de certos assuntos dá medo

Se abordar determinados temas é quase pisar em ovos, pelo receio da reação do par, tem coisa errada. Ninguém deve se sentir inseguro, como se vivesse sobre um campo minado. Livre-se desse pavor e passe a se expressar mais. Ou repense se a relação faz sentido.

  1. DRs não existem

Discutir a relação o tempo todo é prejudicial, mas não discutir nunca é mais prejudicial ainda. Se os assuntos se limitam a contas, trabalho, filhos e família, deixando de lado a vida a dois, descobre-se aí um sintoma de indiferença conjugal. Uma terapia de casal pode ajudar nesse caso.

  1. Aceitar (#sqn) uma traição

 A questão não é dizer sim ou não para a relação depois de um trair o outro. Mas se a escolha for positiva, o comportamento precisa ser compatível com a decisão. Não adianta nada dizer que perdoou e, na primeira briga, trazer o assunto à tona. Seja honesta com você mesma e só siga adiante se tiver certeza de ter superado tudo.

  1. Nunca fazer concessões

 Não abrir mão das suas vontades uma única vez (mesmo que seja algo tão banal como concordar em comer pizza em vez de hambúrguer) é sinal de individualismo extremo. Relacionar-se significa ceder vez ou outra. Conhecer-se melhor (até com ajuda terapêutica) é o primeiro passo para mudar o quadro.

  1. Falta coragem para reclamar do sexo

Se a parte sexual da relação já não é a mesma, não há nada de errado em falar abertamente sobre isso. Ao contrário, essa conversa é importante para encontrarem uma saída, juntos. Seguir a rotina insossa apenas para não expor o problema é o que não pode acontecer.

  1. Conversar sem olhar nos olhos

 Os problemas na relação não se revelam só através da falta de diálogo. Muitas vezes, o próprio corpo mostra que tem algo de errado. A chamada comunicação não-verbal – os gestos, as atitudes ou mesmo o silêncio – pode ser indício de que o relacionamento precisa de atenção especial..

COMO MELHORAR MINHA COMUNICAÇÃO 

A  Terapia de casal oferece um espaço seguro e cooperativo para que casais compartilhem seus desejos e desabafos mais íntimos. A mediação de um profissional facilita conversas sobre assuntos delicados, que podem machucar se o diálogo for feito sem o devido cuidado.

Algumas pessoas se sentem acuadas quando o assunto é terapia de casal porque acreditam ser coisa “de gente muito problemática” ou têm vergonha de comentar intimidades da vida a dois.

Entretanto, o Psicólogo responsável por essa modalidade psicoterapêutica é competente e compreende as limitações de cada paciente. O medo de falar sobre determinados assuntos é uma motivação a mais para procurá-lo.

Psicologo Gabriel Aguilar CRP04/55625

Eu sou Gabriel Aguilar terapeuta cognitivo comportamental, especialista  em relacionamentos e terapia para casais.

Estou com o coração aberto para te ajudar neste momento tão delicado, oferecendo todo meu conhecimento e habilidades para o fortalecimento do seu relacionamento e transformação da sua vida relacional.

Minha missão é ajudar a reestruturar seu relacionamento e sua vida, para que juntos desfrutem de relacionamento mais leve e feliz.. Mais do que técnicas e ferramentas, minha proposta é impactar positivamente a sua vida e provocar o estímulo necessário para que alcance seus objetivos e sonhos.