tudo sobre Terapia De casal

TERAPIA DE CASAL

Terapia de casal, casais, problemas no relacionamento

Muitas pessoas relutam em admitir quando encontram problemas, sejam eles profissionais, familiares, internos ou conjugais. Essa negação do problema acabará tendo um impacto negativo, especialmente quando o conflito envolve uma segunda pessoa.

Isso porque a relação entre marido e mulher é muito complicada: entenda o quanto você contribui para o surgimento e desenvolvimento desses conflitos, entenda que nem tudo acontece de acordo com o seu plano, respeite o espaço e as limitações um do outro, aprenda a agir com equilíbrio, entenda como fazer concessões quando for apropriado Valorizar a si mesmo faz parte dos muitos detalhes que influenciam o estabelecimento de um relacionamento conjugal.

 

Quando você perceber que você e seu cônjuge não são mais capazes de dominar o relacionamento e que a vida do casal se tornou sinônimo de brigas, brigas e desentendimentos, você pode procurar terapia de casal.

O QUE É TERAPIA DE CASAL?

Conduzido por psicólogos, é um espaço de sigilo e respeito mútuo, e as queixas e demandas afetivas são bem-vindas. Ao ouvir ativamente, os psicólogos podem ajudá-los a identificar necessidades e conflitos e atuar como mediadores e mediadores da conversa. Deve-se notar que o papel do psicólogo não é determinar a vida, ou mesmo agir como o “juiz dos eventos relatados” do cliente.

O espaço de tratamento pode ser usado para apresentar a tomada de decisão e direção de vida ao casal, mas esta é a própria capacidade e responsabilidade do cliente. A terapia ajudará o casal a determinar o sofrimento de cada pessoa, como o problema começou e a ansiedade causada pelo comportamento. Até certo ponto, o tratamento pode reconhecer e distinguir suas necessidades como indivíduos independentes, e o casal pode se desenvolver com mais flexibilidade.

Por se tratar de uma terapia de casal, procura-se observar e desvelar a dinâmica na relação, o que é um dos objetos da intervenção terapêutica. Nesse sentido, novas possibilidades de ser e estar juntos podem se abrir, auxiliando no relacionamento a dois.

Principais motivos que levam casais a buscarem a Terapia de Casal

Pandemia-é-um-dos-principais-motivos-do-aumento-no-número-de-divórcios-nos-últimos-meses-removebg-preview

Infelizmente não é novidade que o número de divórcios  tem aumentado com o passar dos anos. Índices provam esse aumento. A falta de paciência, que leva à falta de diálogo, está entre os grandes motivadores de brigas e discussões. Um agente importante para que esses problemas primários ocorram é a acomodação.

Quando o casal ou uma das partes pensa que é normal trocarem ofensas, se desrespeitarem ou não terem diálogo, acabam por se acomodar e vivem normalmente dentro dessa “união”.

Uma relação saudável se constrói pelo respeito às diferenças do outro. E quando isso não existe mais, dificilmente terão uma relação resistente ao menor dos problemas.

Alguns dos principais motivos que levam casais a buscarem pela Terapia de Casal são:

  • Equilibrar as diferenças individuais dentro do relacionamento;
  • Melhorar a comunicação;
  • Aprender a dividir as obrigações dentro da relação;
  • Identificar e traçar metas e objetivos em comum;
  • Acabar com a competição e com as inseguranças;
  • Desenvolver estratégias para fortalecer a união e manter o compromisso;
  • Melhorar a vida sexual;
  • Superar uma traição;
  • Melhorar a qualidade geral do relacionamento, obtendo satisfação matrimonial;
  • Entender as necessidades do outro.

A falta de reconhecimento dos limites do outro, de empatia e de compreensão das reivindicações do parceiro ou da parceira, acaba deflagrando conflitos graves, gerando, inclusive, o adoecimento de uma ou de ambas as partes e até dos filhos, que inevitavelmente presenciam as brigas e discussões.

Ao perceber que não é mais possível resolver os impasses apenas entre o casal, e que as tentativas de manter o relacionamento estão prestes a se esgotar, pode ser o momento de optar pela terapia.

Todavia, a terapia de casal pode ser feita de forma preventiva, quando pequenos impasses começam a surgir, ou pelo simples fato de o casal desejar conhecer mais a si e ao outro, para que a relação siga saudavel.

O que fazer quando o cônjuge não tem interesse em fazer Terapia de Casal

Embora seja uma escolha excelente para resolver relacionamentos interpessoais em crise, a terapia de casal ainda é considerada um tabu, e algumas pessoas relutam em fazê-lo. Normalmente, os cônjuges recomendam este método alternativo para corrigir o desvio no relacionamento, mas será podado pelo parceiro ou parceiro flexível.

Na maioria dos casos, a decisão de procurar ajuda e iniciar o tratamento desencadeará mais batalhas. Sempre haverá partidos políticos que não assumem a necessidade de tratamento e sempre jogam “batata quente” uns nos outros. Da mesma forma, você deve tentar o seu melhor para segurar as batatas para que não caiam. Para ambas as partes, muitas vezes é difícil fazer com que participem de cursos de “terapia de casal”. No entanto, é comum que as pessoas busquem uma terapia individual centrada nas relações pessoais.

Nesses casos, uma das partes vai receber ajuda do psicólogo para aprender lidar com as situações difíceis na vida a dois. A mudança de comportamento mesmo com a terapia individual é muito evidente e eficiente.

Ainda há um certo preconceito por parte de quem não frequenta a terapia, pensamentos de “como vou abrir minha vida diante de uma pessoa que não conheço” ou “vou deixar alguém que não conheço interferir nas minhas relações ou no meu modo de portar”, mas logo esses pensamentos são extraídos ao sentir-se leve ao falar do que sente e o efeito positivo que a terapia causa.

É bastante frequente que um membro do casal queira fazer Terapia de Casal porque entende que irá ajudar no fortalecimento da relação e o outro não. As argumentações mais comuns de quem não quer participar da terapia são:

  • Não acredita que a terapia pode ajudar;
  • Acredita que somente o outro é responsável pelo problema do relacionamento;
  • Sente-se desconfortável em dividir assuntos íntimos com um terceiro;
  • Não acredita mais na relação e por isso entende que não há motivos para fazer terapia.

Evidentemente que não há como forçar alguém a ir para a terapia. Mas, o que fazer então?

Uma das coisas que podem ajudar nestes casos é que a outra pessoa esteja aberta a ouvir e entender mais sobre o assunto, antes de iniciar o tratamento propriamente. Ler sobre profissionais qualificados que atendem casais, entender os benefícios que a terapia trará para a relação e, mais importante: entender como isso é importante para quem está querendo iniciar a terapia.

Se você está buscando melhorar seu relacionamento conjugal e seu parceiro ou parceira não quer participar da Terapia de Casal, é bastante importante saber que é possível você começar a ajudar a sua relação através da Terapia Individual.

Quando um dos parceiros promove mudanças, a dinâmica do relacionamento automaticamente muda e o parceiro ou parceira acaba reagindo de alguma maneira a essa mudança.

Mesmo que você queira fazer terapia e o seu cônjuge não queira, fazer Terapia Individual poderá mudar a situação de seu relacionamento em pouco tempo – até mesmo despertando no outro a vontade de iniciar a terapia também.

Como acontece, na prática, a Terapia de Casal e o papel do Psicólogo

O tratamento de casamento ou casal inclui tratamentos em que ambas as partes participam, com o objetivo de melhorar a interação entre os casais ou superar dificuldades específicas que eles encontram. Seja no casamento, namoro ou noivado, a terapia de casal pode ajudar a colocar o relacionamento nos trilhos.

Com a ajuda de um psicólogo especialista em casais, as pessoas envolvidas no relacionamento devem determinar a causa de seu conflito e determinar as mudanças que devem ocorrer para que ambas as partes fiquem satisfeitas no relacionamento, seja no relacionamento ou no relacionamento. alterar. A terapia não tem uma solução “mágica” para todos os problemas entre os casais, mas pode proporcionar aos parceiros uma melhor compreensão um do outro, descobrir suas dificuldades e saber trabalhar corretamente, de forma a manter sempre a felicidade pessoal de Cada.

Os benefícios que a Terapia de Casal pode proporcionar são inúmeros e fundamentais para a relação, podendo variar de acordo com o perfil dos envolvidos. De qualquer forma, dentre os principais benefícios podemos citar:

  • Mudanças na perspectiva do relacionamento;
  • Recondicionamento dos comportamentos disfuncionais;
  • Aproximação o casal, estimulando os envolvidos a expressar seus sentimentos sem receio de repressão;
  • Melhora na intimidade entre o casal, promovendo resultados positivos até mesmo na hora de manifestar prazer sexual;
  • Ressalta os pontos positivos da relação, como forma de auxiliar o casal a persistir e resistir perante crises e problemas.

Lembrando que os resultados dependem do nível de envolvimento de ambos os parceiros e o compromisso com todo o processo terapêutico. 

Nas consultas, tudo o que envolve o casal, desde as famílias de origem e o ambiente em que costuma viver, será analisado.

O papel do terapeuta diante do casal é de ajudá-los a entender quando e como as “dificuldades” começaram e como estão afetando a vida a dois, para, então, capacitá-lo a analisar as situações e a encontrar formas de administrá-las.

Cabe ressaltar que na Terapia de Casal o foco está nas duas pessoas que, juntas, estão tentando melhorar ou mudar algo na relação, ainda que a individualidade dos parceiros também seja levada em consideração.

A partir daí, espera-se que o trabalho terapêutico apresente resultados positivos ao casal, como por exemplo, a capacidade de lidar com as diferenças e conseguir administrá-las a favor da relação.

Para alcançar todos esses objetivos é preciso encontrar as raízes dos problemas e buscar soluções de maneira assertiva, além de resolver as questões associadas à falta de afetividade e dependência emocional.

Além disso, é preciso equilibrar as diferenças individuais, compreender as necessidades um do outro e, é claro, buscar resoluções efetivas.

Portanto, na Terapia de Casal o psicólogo trabalha como uma espécie de mediador.

Ele não vai defender nenhuma das partes, mas vai procurar entender cada um enquanto indivíduo e o casal como um todo. Esse profissional ajuda a identificar os desvios que precisam ser corrigidos e as situações que devem ser expostas e discutidas.

É necessário que o casal sinta empatia pelo psicólogo para que haja envolvimento no tratamento. Se apenas um dos dois se sentir à vontade, o processo não fluirá como deve ser.

Caso o psicólogo perceba que existe problema de empatia ou confiança de uma das partes envolvidas, pode sugerir algumas sessões individuais para verificar o que está ocorrendo.

A privacidade sempre é mantida e respeitada na Terapia de Casal, ou seja, o que é falado em consultório individualmente não é comentado pelo psicólogo, a não ser que seja autorizado.

Psicologo Gabriel Aguilar CRP04/55625

Eu sou Gabriel Aguilar terapeuta cognitivo comportamental, especialista  em relacionamentos e terapia para casais.

Estou com o coração aberto para te ajudar neste momento tão delicado, oferecendo todo meu conhecimento e habilidades para o fortalecimento do seu relacionamento e transformação da sua vida relacional.

Minha missão é ajudar a reestruturar seu relacionamento e sua vida, para que juntos desfrutem de relacionamento mais leve e feliz.. Mais do que técnicas e ferramentas, minha proposta é impactar positivamente a sua vida e provocar o estímulo necessário para que alcance seus objetivos e sonhos