Esta talvez seja a ligação mais comum que recebemos, quando um membro do casal gostaria de fazer a terapia de casal e o outro não sente esta necessidade. Alguns dos motivos que podem levar um dos cônjuges a não querer fazer Terapia de Casal são:
– Não acreditar que a terapia de casal funciona
– Medo de ser responsabilizado pela dificuldade do casal
– Receio de expor sentimentos e situações íntimas para uma pessoa estranha
– Medo que a terapia leve ao fim do relacionamento
Então reconhecer o que faz com que a pessoa não queira a terapia de casal e conversar abertamente sobre isso, pode ajudar o casal a chegar em um consenso. Inclusive, uma conversa inicial com o psicólogo pode ajudar a sanar as dúvidas, dirimir as distorções e construir confiança no profissional que pode oferecer o serviço ao casal.
Porém, quando um dos membros define que não quer participar terapia de casal, de fato este serviço não é viável. Nestas situações, a pessoa que deseja a terapia pode optar pela psicoterapia individual e aproveitar este espaço de escuta para compreender sua relação, ampliar percepções e transformar atitudes que podem trazer melhorias para a relação e/ou levar a escolhas individuais em busca de autorrealização. As mudanças serão notórias e a possibilidade do conjugue desejar fazer terapia porque sente o ambiente mudando será muito maior.